Câmara parabeniza Radio Taissô de Bastos

Publicado em: 28 de junho de 2019

A Câmara Municipal de Bastos através da Moção nº 015/2019 de autoria do vereador Kleber Lopes de Sousa, prestou uma homenagem aos praticantes de Radio Taissô em comemoração alusiva ao 25º aniversário de fundação no Município de Bastos. A moção foi aprovada por unanimidade de votos na 8ª Sessão Ordinária. A entrega dos certificados aos homenageados foi realizada no dia 18 de junho de 2019, pelo vereador Kleber Lopes de Sousa durante a prática de Radio Taissô na praça Senjiro Hatanaka.

No Brasil, o "Radio Taissô" teve seu início no dia 18 de Junho (aniversário de Bastos) de 1978, em comemoração aos 70 anos da imigração japonesa no Brasil, e é coordenada pela Federação de "Radio Taissô" do Brasil. Existem mais de 70 associações e entidades filiadas, empresas, bancos, hospitais e instituições religiosas, totalizando mais de 10.000 praticantes. Portanto, o dia oficial de "Radio Taissô" comemorado anualmente, tanto na esfera municipal, quanto na estadual, é 18 de junho. No nosso querido município de Bastos, a data inaugural foi em 24 de abril de 1994, quando nosso saudoso Fukashi Takeuchi, que naquela época presidia a ACENBA (Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos), juntamente com o Sr. Masayoshi Miyazaki fundaram a "Radio Taissô" de Bastos, sendo que convidaram para ajudar na ministração da ginástica as senhoras: Olga Kyono, Sachiko Kawakami e Sra. Taniguchi.

Após o falecimento do Sr. Masayoshi Miyazaki, a Sra. Margarida Rumy Seike assumiu a coordenação e ministração do radio taissô em Bastos, que tem realizado o seu trabalho com muita competência, dedicação e amor; a atividade física é realizada diariamente na Praça Senjiro Hatanaka no horário das 6:30 às 7:00 horas.